Perguntas Frequentes

Governação

A campanha Adote Uma Colmeia é promovida pelo conjunto de instituições apresentadas no capítulo Quem Somos.

Após a aquisição das colmeias, enxames e todo o aparato necessário para a sua manutenção, o remanescente dos fundos recolhidos serão aplicados segundo nas seguintes proporções:

  • 65 % – Alimentação artificial
  • 30 % – Sementes
  • 5% – Gestão da campanha, ou após a cobertura dos custos da campanha, o excedente é canalizado para Alimento Artificial ou Sementes

As instituições promotoras comprometem-se com o fornecimento de equipamento a preço abaixo do preço de venda ao público, nomeadamente:

  • Apis Technology – fornecimento de Sistema Monitorização, plataforma B-App e toda a campanha digital
  • Germisem – fornecedora de sementes
  • Hifarmax – fornecedora de alimento artificial
  • Timberbee – fornecedora de colmeias e material apícola
  • Apimel – apoio operacional e de comunicação

No decorrer da campanha o consórcio compromete-se a disponibilizar todos os detalhes operacionais e financeiros, sendo que se reserva ao direito de respeitar a privacidade de apicultores que recorram ao fundo e optem por não tornar o facto público.

Os fundos recolhidos estão alocados numa conta Paypal específica da campanha, e os fundos recolhidos por transferência bancária para a conta Apis Technology serão alocados lá a partir do dia 09/09. No seguimento serão aplicados de acordo com a estratégia enunciada acima.

O que é a Adoção Partilhada?

Na adoção partilhada o utilizador é um dos proprietários de uma colmeia. Brevemente, o seu nome estará apresentado neste site ao lado da fotografia da nova colmeia. Em outubro as colmeias serão instaladas, ser-lhe-ão fornecidas as suas credenciais e poderá acompanhar o seu desenvolvimento em tempo real a partir da plataforma Apis Technology.

Receberá informação acerca do peso, temperatura e humidade e alertas fundamentais no âmbito da apicultura, tais como alertas de enxameação, falta de espaço ou alimento na colmeia.

O que é a Adoção Personalizada?

Na adoção personalizada está adotar uma colmeia em nome próprio. Esta terá o seu nome e será o único a poder receber atualizações sobre ela.

Brevevemente o seu nome estará apresentado neste site ao lado da fotografia da nova colmeia e a partir de Outubro poderá acompanhar o seu desenvolvimento em tempo real a partir da plataforma Apis Technology.

Receberá informação acerca do peso, temperatura e humidade e alertas fundamentais no âmbito da apicultura, tais como alertas de enxameação, falta de espaço ou alimento na colmeia.

O que é a Formação Apícola para Adulto?

A Formação Apícola para um adulto é desenhada de acordo com objetivos específicos associados a diferentes etapas da atividade apícola.

Esta formação de início à apicultura têm uma vertente teórica onde são apresentadas e debatidas os conceitos base da mesma e posteriormente uma componente prática com trabalho de campo junto das colmeias.

As atividades de formação decorrerão na Sertã em data a definir com a Beerural.

O que é a Atividade Apícola para Crianças?

Este plano de atividades está desenhado para 5 crianças dos 4 aos 12 anos. Este conjunto de atividades pretende proporcionar às crianças uma viagem ao mundo da abelhas, de uma forma prática e simples. Neste conjunto de atividades apresentam-se os seguintes tópicos:

– Apresentação da colmeia e de como vivem as abelhas;
– Observação em colmeia (de forma segura);
– A importância da abelha para o planeta;
– O trabalho dos apicultores;
– Aprender a preparar uma colmeia, vestir o fato e interagir com a mesma;
– Os produtos que uma colmeia nos dá;
– Prova de mel.

As atividades decorrerão na Sertã em data a designar com a BeeRural.

O que é a Instalação da Colmeia Com Equipa da Apis Technology?

No dia da instalação da sua nova colmeia a equipa da Apis Technology irá explicar-lhe os detalhes que estão por detrás do Sistema de Monitorização Apis e as propostas de valor para os apicultores.

No seguimento a equipa irá apresentar-lhe como poderá tirar todo o proveito da plataforma B-App e aprender mais sobre apicultura.

Duração da campanha

Esta campanha estará aberta a donativos entre o dia 9 de agosto e dia 9 de setembro de 2018. Após esta data as empresas irão comunicar a continuidade ou não da campanha.

IVA

A empresa que lidera o consórcio do ponto de vista operacional não é neste momento elegível para isenção de IVA, pelo que no modelo atual, e dado o nosso melhor esforço, vemo-nos forçados a cobrar IVA. Comprometemo-nos nas próximos edições tentaremos melhorar este aspeto.

Métodos de pagamento

Neste momento a campanha Adote Uma Colmeia aceita pagamentos através do Paypal e por Transferência Directa. No caso de pagamento por transferência é fundamental seguir as instruções presentes no momento da compra para garantir a validação do pagamento, nomeadamente:
– incluir o nº da ordem de compra (Order Number) no descritivo da transferência
– enviar-nos o comprovativo de transferência por email para info@adoteumacolmeia.pt

Quem somos

A campanha Adote Uma Colmeia é um projeto de responsabilidade civil desenvolvido por um conjunto de instituições ligadas ao setor apícola e que lidam diariamente com os danos causados pelos incêndios anualmente. Convictos de que a sociedade civil se reconhece nas dificuldades e a importância dos apicultores e de que os moldes atuais de apoio a este setor não funcionam, decidiram promover esta campanha.

A campanha Adote Uma Colmeia tem como objetivo dar a conhecer à sociedade civil uma das dimensões menos conhecidas dos impactos dos incêndios e dinamizar um fundo de apoio aos apicultores que todos os anos são afetados.

APiS Technology – uma empresa de Aveiro que desenvolve soluções de software e hardware de monitorização para apicultura, procurando trazer inovação tecnológica para um setor tradicional e, deste modo, ajudar os apicultores a serem mais produtivos.

CM Pedrógão Grande – um dos municípios mais afetados pelos incêndios em 2017, mostrou interesse desde início em acolher este projeto e receber colmeias nos seus terrenos.

Lousamel – a Lousamel é a Cooperativa Agrícola dos Apicultores da Lousã e Concelhos Limítrofes, tendo surgido em 1988 com o intuito de ajudar os apicultores da sua área a resolver os seus problemas e a dinamizar a atividade na região.

HiFarmax – é uma empresa dedicada à investigação, desenvolvimento e comercialização de soluções diagnósticas e terapêuticas inovadoras para as doenças dos animais, incluindo as abelhas, e tendo uma série de soluções para a sua alimentação e bem-estar.

TimberBee – é uma empresa que presta serviços e que fabrica e vende produtos para a apicultura, nomeadamente, colmeias de qualidade elevada e outros materiais e acessórios para a prática da atividade apícola. A qualidade dos seus produtos é reconhecida internacionalmente.

Germisem – a Germisem é uma empresa localizada em Oliveira do Hospital e com uma atuação a nível internacional. Comercializa diversos tipos de sementes e também adubos biológicos e orgânicos. Para além de Portugal, vende também para França, Bélgica e Holanda. A reflorestação das áreas ardidas com espécies melíferas é essencial para a sustentabilidade da atividade apícola.

Apimel – a Apimel é um dos principais produtores de mel no nosso país, sendo uma marca de referência para o mel da Serra da Lousã. O seu mel de elevada qualidade ganhou já diversos concursos nacionais e internacionais. Foi um dos produtores afetados pelos incêndios de 2017, tendo perdido mais de 200 colmeias.

BeeRural – a BeeRural é uma empresa 100% portuguesa que se dedica à apicultura em diversas vertentes, quer enquanto produtor de mel de elevada qualidade, quer pelos seus serviços de formação e consultoria, onde se dedica ao desenvolvimento e acompanhamento de projetos de apicultura à medida para os seus clientes.